Sabões artesanais feitos com amor

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Banhos de Aveia


Nem só com sabão se lava e cuida da pele. Por isso fiz uns sacos para tomar banho. Encontrei a receita num livro e experimentei no Gabriel. Ficou com a pele tão macia, aliás ainda mais macia, que ficou aprovadissimo. Mas para não ser só aveia, em alguns sacos misturei óleos essenciais que uso para fazer o sabão, criando conjuntos, ou então misturei ervas medicinais, tanto pelo seu cheiro como pelas propriedades que apresentam no que refere à pele.


A Aveia tem propriedades anti-sépticas e por isso não é preciso usar sabão depois. Para além disso é super suave na pele.
Por curiosidade fiquei a saber que há um monte de sementes que têm saponinas, que são substãncias com propriedades anti-septicas e anti-inflamatória. Há uma planta cujas sementes têm uma concentração tão elevada que se chama saponaria http://en.wikipedia.org/wiki/Saponaria . O chá desta planta não serve para beber mas sim para tomar banho! Também já começam a ser comuns as nozes de sabão (Soap nuts) http://en.wikipedia.org/wiki/Soap_nut A substãncia activa é mais uma vez as saponinas. Mas que plantas estranhas! Parece não parece? A verdade é que muitas plantas as contêm em quantidades maiores ou menores, incluindo os feijões. Daí aquela espuma que se forma durante a cozedura. ( http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_phytochemicals_and_foods_in_which_they_are_prominent )

bem. mas estavmos a falar da aveia, afinal não é só boa ao pequeno almoço. O melhor mesmo é experimentar. Encher a banheira e juntar um copo ou mais de farinha de aveia (ou flocos moidos no liquidificador) e tomar a banhoca. cuidado para não cair, pois fica escorregadio. O Melhor mesmo é ficar deitadinho a curtir o banho.
Para quem tiver a aveia nos sacos, basta colocar o saco pendurado por baixo da torneira enquanto a banheira esiver a encher, ou encaixá-lo no chuveiro. Normalmente o conteúdo dá para duas utiizações, mas convém guardar no frigorífico para não ganhar bolor. Depois de usado o que sobra pode ser posto num vaso como se fosse adubo. Quanto ao saco basta lavar na máquina (ou à mão) e voltar a usar com mais aveia ou outras ervinhas, como por exemplo calêndula, camomila, ou mesmo a tília, para um banho relaxante. O saco da Foto tem pétalas de rosa secas (e a aveia ainda está por moer)

Sem comentários: