Sabões artesanais feitos com amor

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Mercadinho Biológico

Eu e os sabonetes vamos estar presentes nas próximas edições do Mercadinho do Botânico. Acontece das 10h às 14h dos 2ºs e 4ºs Sábados de cada mês. Ou seja dia 9 e 23 de Fevereiro e 8 e 22 de Março.
É um mercadinho muito especial, ara além de encontrarem legumes biológicos ao preço dos convencionais, aprende-se sempre muito e conhece-se pessoas espetaculares.
Apareçam!

>>> Actualização<<<<

Não tenho estado presente nos últimos tempos, pois o mercadinho biológico em Aveiro começou e estou lá a judar o Tó-Zé com os legumes dele. A partir de Maio irei 1 vez por mês ao mercadinho de coimbra, e a Raquel e o Ricardo vão vender os meus sabonetes quando não estiver lá

saco aromático

Sabonetes nas gavetas? Não! É muito melhor usar uns sacos aromáticos, não deixam sabão na roupa e podem ir à maquina de secar para dar um cheirinho bom à roupa, e melhor ainda pefeitamente natural, livre de quimicos. Quado perdem o cheiro basta substituir o recheio.
Os da foto são feitos com alfazema e lúpulo. Para dar um soninho bom. O lúpulo é usado em alguns paises nas almofadas das crianças para melhorar o sono. só que o lúpulo sozinho não tem o melhor dos cheirinhos, por isso misturando-o com alfazemas combina muito bem. Por curiosidade, o Lúpulo é usado para fazer cerveja e em parte ela faz sono graças a ele. Para aqueles que são celíacos, ou têm algum tipo de intolerância ao glúten, a cerveja é feita de lúpulo apenas, ou com outras espécies vegetais que não a cevada, trigo, centeio ou a aveia.
Se quiserem uns sacos mais artesanais, há-os na Loja Ponto 11. a Luísa fê-los e colocou-os num cestinho juntamente com sabão de alfazema juntamente com rebuçados ou bombons.

Chás de Banho


Para quê beber um chá quando podemos tomar banho nele? É essa a ideia. Ou melher fazer os dois ao mesmo tempo. Aproveitar as férias de natal e oferecer uma prenda a nos mesmo: Um Belo banho de imersão com a casa de banho quentinha. E para ajudar a relaxar nada melhor do que um chá por dentro e por fora. Hummm Para ajudar preparei já um chá para o banho (ou banho herbal, como preferirem), que vêm em saquinhos bonitos e reutilizáveis. O relaxante têm alfazema, cidreira e tília. mas as possibilidades são infinitas. Basta Colocar na banheira enquanto esta a encher e relaxar quando estiver cheia. Para potenciar os efeitos é bom adicionar uma mão cheia de sal marinho, acender umas velas à nossa volta e ou tomar um chá enquanto se está no banho. Também e agradável ler um bom livro (calmo), ler uma revista sobre lugares paradísiacos e vizualiarmo-nos lá, ouvir uma música suave, escrever "fui de ferias" na porta da casa de banho, ou simples mente meditar e respirar bem fundo, calma e relaxadamente. este último é talvez o mais importante de todos.


O saco da foto tem dois sabonetes dentro. É uma ideia de presente reduzindo a embalagem.


Banhos de Aveia


Nem só com sabão se lava e cuida da pele. Por isso fiz uns sacos para tomar banho. Encontrei a receita num livro e experimentei no Gabriel. Ficou com a pele tão macia, aliás ainda mais macia, que ficou aprovadissimo. Mas para não ser só aveia, em alguns sacos misturei óleos essenciais que uso para fazer o sabão, criando conjuntos, ou então misturei ervas medicinais, tanto pelo seu cheiro como pelas propriedades que apresentam no que refere à pele.


A Aveia tem propriedades anti-sépticas e por isso não é preciso usar sabão depois. Para além disso é super suave na pele.
Por curiosidade fiquei a saber que há um monte de sementes que têm saponinas, que são substãncias com propriedades anti-septicas e anti-inflamatória. Há uma planta cujas sementes têm uma concentração tão elevada que se chama saponaria http://en.wikipedia.org/wiki/Saponaria . O chá desta planta não serve para beber mas sim para tomar banho! Também já começam a ser comuns as nozes de sabão (Soap nuts) http://en.wikipedia.org/wiki/Soap_nut A substãncia activa é mais uma vez as saponinas. Mas que plantas estranhas! Parece não parece? A verdade é que muitas plantas as contêm em quantidades maiores ou menores, incluindo os feijões. Daí aquela espuma que se forma durante a cozedura. ( http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_phytochemicals_and_foods_in_which_they_are_prominent )

bem. mas estavmos a falar da aveia, afinal não é só boa ao pequeno almoço. O melhor mesmo é experimentar. Encher a banheira e juntar um copo ou mais de farinha de aveia (ou flocos moidos no liquidificador) e tomar a banhoca. cuidado para não cair, pois fica escorregadio. O Melhor mesmo é ficar deitadinho a curtir o banho.
Para quem tiver a aveia nos sacos, basta colocar o saco pendurado por baixo da torneira enquanto a banheira esiver a encher, ou encaixá-lo no chuveiro. Normalmente o conteúdo dá para duas utiizações, mas convém guardar no frigorífico para não ganhar bolor. Depois de usado o que sobra pode ser posto num vaso como se fosse adubo. Quanto ao saco basta lavar na máquina (ou à mão) e voltar a usar com mais aveia ou outras ervinhas, como por exemplo calêndula, camomila, ou mesmo a tília, para um banho relaxante. O saco da Foto tem pétalas de rosa secas (e a aveia ainda está por moer)

Rebuçados


A pensar no natal os sabonetes viraram rebuçados, com a ajuda da Susana

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Sabão de cacau


Mais informação Brevemente

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Sabão de Gengibre e Canela


Este costuma ser um preferido, é um daqueles cheiros que combinação de boa disposição com um "Acorda para a vida" e combina dois ingredientes que são estimulantes, incluindo da circulação sanguínea. (Em Contrução)

Sabão de Leite e Aveia (Esfoliante)


mais detalhes Brevemente

Sabão de Côco (Esfoliante)


mais detalhes Brevemente

Sabão de argila verde


Ora aqui esá um sabão que eu andava há seculos para fazer. cheio de coisas boas. esta é uma receite de um sabão de barbear, e por isso faz bastante mais espuma do que os outros, mas como eu gosto semre de ter uma percentagem grande de óleos para nutrir a pele, não faz tanta espuma como seria de esperar. Esta foi a primeira vez que fiz este marmoreado, e estou feliz com o resultado.




E este sabao o que tem? Azeite virgem extra,para não variar. Como diz o Fernando em equipa vencedora não se mexe!Óleo de ricínio para a espuma durar, óleo de côco biológico, para ser duro e fazer espuminha, óleo de palma pra ser durável e óleo de smene de uva para ser rico em atioxidantes. o óleo de semente de uva é muito bom também para as estrias (coisas de mãe). leva também argila verde, que ajuda a lâmina deslizar e também a elimitar toxinas, limpar e tonificar a pele. é particularmente útil em peles oleosas.


(Em contrução) Camomila, óleo essencial de patchouli, óxido de Zinco, Argila Verde, kombu, óleo Essencial de Hortelã Pimenta

,

sábado, 15 de dezembro de 2007

Sabão de Gerânio e Rosa


Adorei fazer este sabão. Deu bastante trabalhinho, mas foi tão prazeiroso. O cheiro do gerânio era um cheiro que eu não gostava nada, mas que agora adoro. Li que o significado mais subtil do gerãnio é a Tomanda de responsabilidade por tudo na nossa vida. Acho que era por sso que eu evitava de cheirar gerânio.
Descobri também que o gerãnio é colocado à porta das casas desde o tempo dos romanos, com a intenção de a proteger de energias negativas, assim como de insectos. Ou seja, para manter todo o tipo de melgas à distância.

Para fazer este sabão utilizei algumas folhas do gerânio de cheiro que tenho à porta de casa, e também umas rosas que ainda têm flor neste dezembo ensolarado. Quero também agradecer ao Sr. Casimiro pela rosa que fui buscar à terra dele. Ele tem das rosas mais perfumadas que alguma vez cheirei. Usei-a para enfeitar o sabão.

E que mais este sabão tem? Bem tem Manteiga de Carité, Azeite Extra Virgem, água de rosas fresca, argila vermelha, Vitamina E e óleo essencial de Gerânio Rosa.
este sabão está disponível em fatias de 100g approximadamente, e em kits de banho, sob a forma de "queques"

Sabão de Limão e Tangerina


Estou muito feliz com este pois ficou muito bonito, quase exactamente como o idealizei, só precisa de uns ajustes no swirl. Parece que ainda tenho muito que aprender nos enfeites. Os óleos essenciais de limão e Mandarina dão-lhe propriedades energizantes e alegram o espírito nestes dias mais sombrios. E ao mesmo tempo são purificadores, preparando o novo ano.


A tonalidade amarela é conseguida através do uso de açafrão ou curcuma, fica bonito e retarda o crescimento capilar. Pelo menos é por isso que as mulheres em certas partes da ásia o usam na pele (Li na wikipedia)


Os outros ingredientes são o Azeite Virgem Extra, como não poderia deixar de ser,afinal estamos em Portugal. Um pouco de óleo de Palma não refinado, o Dendê, para dar esta bela cor alaranjada; óleo de açafroa, para combinar, e manteiga de Carité, ou Shea, que para mim é daquelas gorduras que apaixonam quem a usa. Ah e é claro a vitamina E.

Sabão de Alfazema



Bem Este é o meu favorito e foi o primeiro dos primeiros. Desta vez substituí o chá de alfazema por uma infusão de flores e óleo de amêndoas doces e gostei do resultado. O resto é só azeite, umas flores a enfeitar, flor de sal e vitamina E natural. Tá bonito não tá?

Oh que semana


Bem. Esta foi uma semana fantástica em termos de sabão. Pois fiz bastante. O Gabriel Ajudou imenso pois não se importou de ficar com a avó, e com os outros anjos que se disponibilizaram a ficar com ele, o Bruno e a Ana Rita.
Graças a esta semana tenho agora muitos, como quem diz, sabões bons, cheirosos e bonitos! e aqui está uma foto do resultado de um desses dias. O sabão de gerãnio e rosa e o sabão de alfazema.
O sabão da esquerda é sabão cá de casa que é feito juntando raspas de varios sabões, adicionando um pouco de água, leite ou outro líquido e vai ao micorondas a derreter. assim cada banho tem um cheio diferente.
Sim é verdade, o Fernando na sua infinita paciencia também ajudou. Obrigado meu anjo.